Cientistas Descobrem Como Ajudar Culturas a se Adaptarem às Mudanças Climáticas

Biologistas descobriram o que torna alguns tipos de tomates mais tolerantes ao calor.

Em um estudo inovador, biólogos da Brown University investigaram variedades de tomate que florescem em estações de crescimento escaldantes, descobrindo a fase crítica do ciclo de crescimento em que essas plantas são mais vulneráveis ​​ao calor extremo. Eles também identificaram os processos moleculares que aumentam a resistência ao calor das plantas. As descobertas têm o potencial de revolucionar as estratégias destinadas a proteger nosso suprimento de alimentos diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

À medida que a produtividade agrícola enfrenta ameaças crescentes devido ao aumento das temperaturas – prevendo-se uma redução de 2,5% a 16% na produção de culturas para cada grau Celsius adicional de aquecimento sazonal -, essa pesquisa é oportuna e importante.

Pesquisadores da Brown University investigam a resistência ao calor em tomates, uma inovação crucial para a agricultura diante do aumento global das temperaturas.

O Desafio da Tolerância ao Calor

A pesquisa foca em entender como certas variedades de tomate conseguem sobreviver a altas temperaturas. Durante o desenvolvimento do tubo polínico, essa fase é particularmente sensível ao calor. Ao desvendar os mecanismos moleculares que tornam algumas variedades mais resilientes, os cientistas esperam criar métodos que aumentem a tolerância ao calor em diferentes tipos de tomate.

Inspirando-se na Natureza

Estamos explorando como as plantas regulam sua temperatura em nível celular e molecular para identificar o que precisa ser adaptado. Assim, podemos transferir essas melhorias para cultivares comerciais sem alterar outras características importantes”, explica Sorel V. Yimga Ouonkap, pesquisador da equipe.

Tomates como Base de Estudo

O tomate é um excelente modelo para essas pesquisas devido à sua adaptabilidade climática. Observando como diferentes variedades reagem ao calor, os cientistas visam obter informações que poderão beneficiar outras culturas e expandir o impacto das descobertas.

Um Olhar para o Futuro Agrícola

Entre os próximos passos, a equipe pretende desenvolver formas de garantir o crescimento dos tomates em diversos climas. Um avanço possível é a criação de uma molécula que fortaleça o pólen contra as ondas de calor.

Com uma previsão de calor intenso durante o desenvolvimento do tubo polínico, o agricultor poderia aplicar um produto que altere a expressão genética do pólen, tornando-o resistente ao calor”, diz o pesquisador Johnson.

Ainda que haja muito a se investigar, essa pesquisa tem grande potencial para revolucionar a agricultura, ajudando as plantas a prosperar mesmo com as mudanças climáticas em curso.

Referência Completa:

Sorel V. Yimga Ouonkap, et al. “Desempenho aprimorado do tubo polínico em alta temperatura contribui para a produção de frutos e sementes termotolerantes em tomate.” Current Biology, 2024. DOI: 10.1016/j.cub.2024.10.025

Crédito : Conteúdo adaptado de Tech Explorist .

Deixe um comentário